E hoje é o dia do Kung Fu! Eu nem sabia que havia um dia dedicado a esta arte marcial, mas isto não é fantástico?
Sendo um total e completo preguiçoso, que considera encomendar piza um esporte, eu jamais pratiquei Kung Fu na vida. Em compensação, assisti filmes suficientes sobre esta forma de luta para ser considerado no mínimo um iniciante nela.
Desta forma, em tributo a esta forma milenar de causar concussões, decidi compartilhar com vocês alguns dos meus filmes favoritos do gênero! Vamos lá.
E aliás, não coloquei nenhum filme de Bruce Lee na lista. Ele praticava Jeet Kune Do e não Kung Fu.
Agora você sabe!
“Kung-Fu Futebol Clube”
Talvez não seja o melhor filme de artes marciais de todos os tempos, mas com certeza, é um dos mais memoráveis. Eu não sou exatamente fã de futebol, mas sempre que tenho a chance, paro pra assistir esta película.
Aqui, cinco irmãos mestres em kung-fu unem forças e formam um time de futebol, na esperança de melhor divulgar sua arte marcial para o mundo através do esporte.
Claro, por que não?
Graças a seus poderes especiais como lutadores, o time Shaolin destrói os oponentes em partidas totalmente desequilibradas. Finalmente, eles se defrontam com o “Time do Mal”, que tem força e velocidades sobre-humanas e provam ser mais do que um desafio a altura.
Ok, chutes a gol capazes de atravessar a estratosfera, técnicas que fariam qualquer jogador do mundo ser expulso e campo em segundos e um goleiro que é a cara do Bruce Lee, como não amar esta produção?
“O Mestre Invencível”
Claro que uma lista sobre filmes de Kung Fu não estaria completa sem ao menos uma produção de Jackie Chan, pois muito bem!
Neste longa, Jackie é um encrenqueiro que compra brigas, tenta dar calote nos outros e paquera mulheres compromissadas como se não houvesse amanhã. Seu pai, envergonhado com suas atitudes, decide mandá-lo para treinar com o “Mendigo So”, um rígido mestre de artes marciais.
Após ainda mais confusões e patifarias, Jackie cria vergonha na cara e decide levar seu treinamento a sério. Ele aprende o “Estilo do Punho Bêbado” e precisa utilizar suas recém adquiridas habilidades para derrotar um assassino que foi contratado para matar seu pai.
Embora tenha uma forte veia cômica, “O Mestre Invencível” tem algumas das melhores cenas de luta da carreira de Jackie Chan. E foi graças a este filme que o hoje famoso “Boxe do Bebado” tornou-se conhecido do público ocidental.
Mas lutar de cara cheia não foi a única coisa que Jackie Chan fez…
“Police Story – A Guerra das Drogas”
Nesta pérola, Jackie é um policial envolvido na implacável caçada e julgamento de um chefão do crime. Após levar o sujeito a justiça, ele fica incumbido de proteger a secretária do bandido, única testemunha das atividades ilegais cometidas por ele.
Mas as coisas dão errado, a secretária some, o chefão é libertado e decide vingar-se de Chan. Resta ao agente da lei espancar meio mundo para capturar o chefão novamente e limpar sua barra perante a força policial.
“Police Story – A Guerra das Drogas” é um dos mais populares filmes de Jackie Chan e um dos que mais lhe causou ferimentos. Em uma das cenas, o ator quase quebrou a sétima e oitava vértebras em suas costas, o que poderia ter lhe causado paralisia permanente.
Tudo em nome da arte… esse é o nosso Jackie Chan.
“Kill Bill”
Talvez a obra prima de Quentin Tarantino, este filme é, acima de tudo, uma enorme homenagem aos filmes de artes marciais que o diretor tanto amava em sua juventude.
Beatrix Kiddo (Uma Thurman) é uma assassina profissional a mando de Bill (David Carradine), que decide deixar seu passado sangrento para trás. Bill não aceita isso muito bem, vai até o casamento da moça, massacra toda a igreja e dá um tiro na cabeça dela.
Anos depois ela acorda do coma em que se encontrava e decide vingar-se de Bill e todos os seus associados. Assim, ela passa dois filmes de duas horas matando uma infinidade de gente.
Glorioso!!!
Se nunca assistiu “Kill Bill”, faça um favor a si mesmo e veja, agora meso. Sua vida se tornará melhor depois disso, VOCÊ se tornará uma pessoa melhor!
Bom, talvez não, mas vai se divertir um bocado assim mesmo.
“O Último Dragão”
Um clássico da Sessão da Tarde! Se você nunca viu este filme, então não teve infância!
Ou… teve infância em uma época posterior aos anos 1980 e tinha coisas melhores para fazer além e vegetar em casa na frente da televisão. Mas estou divagando.
Aqui conhecemos o jovem praticante de artes marciais Bruce Leroy, que quer tornar-se um mestre e atingir o grau mais supremo dentre os grandes lutadores do mundo. Em sua jornada, ele precisa confrontar diversos vilões, como Sho’ Nuff’, o Shogum do Harlem, lidar com seu irmão caçula insuportável e aprender a ter “o jeitinho”.
Se isso não é uma obra de arte, eu não faço ideia do que pode ser!